3 dicas de beleza para não virar ogra neste inverno




Os dias mais frios de inverno estão de volta, sua pele, lábios e cabelos também sofrem com as mudanças de temperatura. Corre, vem ver essas dicas simples, mas que vão fazer toda a diferença e te deixar com a beleza em dia durante todo o inverno.

Hey people,

É impressão minha ou a Elsa tá solta? Que frio é esse? Que coisa desnecessária... hahaha
A pele fica mais ressecada, unhas mais fracas e lábios rachados... É, temperatura mais baixa pode causar grandes efeitos na nossa beleza e saúde.
Por isso resolvi separar algumas dicas simples e caseiras que já venho usando há anos para acabar com alguns desses probleminhas de inverno. Bora lá?

Problema #1 : Pele muito ressecada - probleminha bem comum durante o inverno...


Soluções:
· Hidratação potente: durante o inverno vale investir em hidratantes que vão além do perfume e toque macio, estamos falando de hidratantes de profunda hidratação como os de ureia a 10%, manteiga de karité e olhos de amêndoas. Eles deixam a pele meio “grudentinha” e lisa de começo, mas tudo isso será absorvido deixando sua pele mais hidratada e resistente. Use esses cremes logo após o banho e sempre que sentir a pele seca. Dê atenção a partes mais ásperas e “áridas” do corpo, como cotovelos, calcanhares e joelhos. Use também produtos específicos para o rosto.

· Cuidados semanais: Mãos e pés costumam sofrer mais com o ressecamento ao longo do inverno do que outras partes do corpo. Uma dica legal para sua rotina de beleza semanal é fazer as “luvas e meias” de hidratação: lambuze ambos com hidratante e os encape com plástico. Deixe agir por 1 hora. Repita de uma a duas vezes por semana para garantir uma pele mais macia.

· Temperatura do chuveiro: Amiga, não abuse de banhos muito quentes e demorados (por melhor e mais relaxantes que eles sejam), eles também fazem com que a pele fique mais ressecada, o que vai piorar a ação do frio.

· Diga não-não ao ar condicionado: Eles são grandes aliados durante o verão, mas muitas vezes também usamos quando o tempo está frio (no trabalho ou no carro). É bom evitar o AC durante o inverno, já que ele “rouba” água do corpo deixando a pele mais seca.

· Umidade do ar: O inverno pode trazer o tempo seco com ele, que é um grande inimigo da nossa pele. Tente manter os ambientes mais úmidos e saudáveis com ajuda de um vaporizador de ambiente, ou uma bacia com água pode fazer o mesmo serviço sem gastar tanto.

· Beba bastante água: Aquele papo de beber dois litros de água diariamente não é indicação só para o verão, mas para todas as estações. No inverno, a água também ajuda a hidratar e evitar todos esses problemas causados pela baixa temperatura.


Problema #2: Lábios Rachados - o clima seco prejudica também os lábios, que possuem uma pele fina e acabam rachando com facilidade.



Soluções: 
· Protetor labial: Para prevenir esse problema é bacana aplicar protetor labial a cada 2 horas. Dê preferência a produtos labiais que contenham ingredientes como cera de abelha ou de carnaúba, vitamina E, vaselina, manteiga de cacau ou karité, aloe vera e óleo mineral. 

· Esfoliar também é bom: Uma boa dica de esfoliação diária é usar uma escova de dente macia e “escovar” os lábios repetidas vezes (tipo umas 50 mesmo). Você também pode fazer uma esfoliação semanal com açúcar mascavo e mel de consistência pastosa, e aplicar repetidas vezes em movimentos circulares sobre s lábios, pode ser com os dedos mesmo.

· Nada de lambe-lambe: passar a língua sobre os lábios não vai mantê-los mais hidratados, pelo contrário: as enzimas bucais desidratam a região e contribuem para o aparecimento de rachaduras. Ai!


Problema #3: Cabelos com aspecto ressecado, quebradiço e com pontas duplas - neste período, costumamos tomar banhos mais quentes e a alta temperatura da água acaba retirando o óleo do couro cabeludo. 
Problema extra: Em alguns casos, o organismo entende que precisa repor essa ausência de oleosidade e por isso, os cabelos podem ficar com aquele aspecto engordurado.



Soluções: 
· Tomar banhos mais morninhos: Durante o inverno esse é um hábito que pode salvar suas madeixas, dessa forma você não corre o risco de danificar o cabelo e nem de ficar com caspa. Outra dica que ajuda muito é dar um jato de água fria nos cabelos depois do banho para fechar as cutículas e dar brilho. 

· Quantidade de lavagens do cabelo: A melhor opção é lavar o cabelo somente três vezes por semana, ou seja, em dias alternados, pois nessa época os fios demoram mais para secarem. Essa simples mudança de hábito deixará os seus cabelos mais fortes e evitará queda também!

· Jamais dormir com o cabelo molhado: Esse cuidado é essencial, pois pode evitar fungos e bactérias no couro cabeludo e até queda. Para não arriscar, se o seu cabelo não secar até a hora de dormir, seque-o com o secador.

· O secador também resseca o cabelo: Principalmente nos dias mais frios do ano. Por esse motivo, se for usá-lo, para minimizar os danos é fundamental usar um protetor térmico antes de secar o cabelo.

· Cuidados semanais: As hidratações semanais são ainda mais importantes. Elas são fundamentais para manter a maciez e o brilho dos cabelos. Xô preguiça e bora fazer aquela mascara caseira, amiga!

· Condicionador: Na hora de passar o condicionador, aplique apenas do meio para as pontas dos cabelos. Condicionador na raiz é um grande erro independente da estação, pois pode colaborar com o aumento da oleosidade, além de tampar os poros capilares e aumentar a incidência de caspa. BIG NO NO!

É isso aí, amiga! Para se proteger desse friozinho insistente, você vai precisar de bem mais que um cobertor! Mas convenhamos que a estação também tem seu charme, não é mesmo?
_______________________________________________________________________
Fotografias: Goggle Images

Jessica Lupiao

Produtora de moda e designer, assessoria para marcas e varejo de moda, palpiteira fashion e magra de ruim!