Book de Modelo: Como fazer seu book ficar ainda mais TOP!






O que é o book? Qual a importância do book na carreira do modelo? Como transformar esse seu book simples em um portfólio de trabalho para conseguir mais jobs como modelo?
Hey people

Primeiro quero deixar meu pedido de desculpas por não ter postado na semana passada, vida corrida já sabe como é, né? Sorry meus queridos! 

Bom, no post de hoje vamos falar de algo extremamente importante na carreira de modelo o book, e como transformá-lo em um portfólio que vai atrair mais agentes e clientes. O book é como um currículo do modelo, e as fotos que vêm inicialmente com ele são como as informações básicas, para mostrar que você tem beleza, carisma, biotipo e fotogenia necessários para modelar. Mas assim como num currículo normal, só o básico pode não ser o suficiente para te ajudar a alcançar o sucesso.

Vale lembrar que essas fotos iniciais do book, feitas pela agência ou por profissionais indicados pela mesma, normalmente são compostas usando as roupas do closet do próprio modelo, assim como sapatos e acessórios. Em alguns casos também são usadas peças de acervo do produtor de moda da agência, mas nunca com as peças de uma loja ou cliente específico. Todas as fotos são tiradas em um ou dois cenários diferentes (quase sempre em estúdio), tudo isso feito pelo mesmo fotógrafo, com o mesmo maquiador e produtor de moda. Essas fotos devem ser as mais neutras e minimalistas possíveis. Lembre-se que você não está tentando vender aquelas roupas, sapatos e acessórios, nem mesmo está vendendo o trabalho do maquiador, cabeleireiro ou produtor. O produto a ser vendido ali é a sua habilidade de modelar bem. Por isso é bom evitar roupas e sapatos extravagantes, assim como make e hair exagerados.



Mas, por mais que as fotos do seu book estejam boas, elas só são úteis no começo da carreira. Conforme você vai pegando mais experiência e fazendo mais fotos em jobs (trabalhos) com cachês, jobs de permuta ou de parceria, o seu book vira um portfólio cheio de trabalho pra mostrar. Isso é extremamente importante para pegar mais trabalhos com novos clientes e maiores cachês. Os clientes querem ver variedade nos books dos modelos. Coisa que as fotos do book inicial básico sozinhas não podem trazer, porque por mais lindas que tenham ficado, foram todas tiradas pelo mesmo fotógrafo, na mesma luz, com o mesmo estilo, o mesmo cabelo e maquiagem. 

Como os clientes vão poder julgar, apenas com as fotos do book, se você é bom na frente da câmera? E como todos os diferentes ângulos da sua beleza que podem ser explorados? Resposta: Vendo fotos de diferentes shootings (sessões fotográficas), produzidos por equipes diferentes, em diferentes cenários, e principalmente com diferentes produtos em foco.


Então, quando seu booker te chamar para uma outra sessão de fotos na agência, não pergunte o porquê... É obvio que é para criar mais material para você! Quando seu booker te convidar para fazer um job de permuta, parceria ou divulgação no qual não haverá cachê, não faça cara de desdenho. Afinal essas fotos, além de te proporcionar mais portfólio, também renderão mais experiência. 
#FicaDica: Todos os jobs desse tipo devem ser fechados pelo seu booker, não só por questões de exclusividade de contrato que você pode vir a ter com sua agência, mas também porque ele saberá estabelecer melhor as cláusulas de uso da sua imagem e etc.

Na hora de montar seu portfólio, misture as fotos de trabalho com as do book na pasta book fornecida pela agência. Uma foto por trabalho feito é o ideal, lembre-se que o foco não é quantidade e sim variedade. Comece a pasta com uma foto de close do seu rosto, siga com uma boa foto de corpo inteiro e depois vá mesclando variações de fotógrafos, cenários e estilos em diferentes trabalhos. Use também uma ou duas fotos de corpo inteiro e de biquíni.

Ps: Super vale acrescentar essas fotos de trabalho retiradas de revistas, jornais e prints da internet onde seu trabalho tenha aparecido.

Acho que isso é tudo, né galera? Mas caso tenha ficado alguma dúvida no ar ou você precise de um help para entender melhor algum outro aspecto da vida de modelete, é só deixar aqui nos comentários.
_________________________________________________________________________
Fotografias: Apple Models | NY Headshot | Ford Models | Ego



Jessica Lupiao

Produtora de moda e designer, assessoria para marcas e varejo de moda, palpiteira fashion e magra de ruim!