10 DICAS ESSENCIAIS SOBRE A CARREIRA DE MODELO - URGENTE!

Tudo que você precisa saber antes de começar sua carreira de modelete!





Hey Galera, tudo lindo com vocês?

Andei conversando com uns modeletes já antigos na carreira que eram new faces na época que a tia Jessie aqui ainda era booker. Começamos a comentar acontecimentos engraçados e por o papo em dia. O que me deu a ideia para esse vídeo.

A galera que quer entrar nesse mercado da moda como modelo, na grande maioria das vezes tem uma ideia imatura e muitas vezes equivocadas do que esperar e de como funciona… Aqui está um apanhado de MUST KNOW STUFF para rever antes de cair de cabeça nessa profissão.

10 Coisas que você precisa saber sobre a carreira de modelo - URGENTE!

 1. Desenvolva uma pele grossa. O mundo da moda é extremantemte exigente e com frequência injusto, você pode encontrar pelo caminho muitos clientes e outros profissionais da área super amistosos como pode também encontrar os brutalmente honestos, rudes ou até grossos... Não levar para o lado pessoal tudo que falam sobre você/seu corpo e entender quando é uma crítica construtiva para ajudar sua carreira e quando o comentário deve ser ignorado. Esses são pontos importantes até mesmo para não entrar em paranoias e manter sua sanidade mental!

 2. SIM, modelo deve comer. Acredite ou não, existem modelos por aí que vivem de meia maça e 2 copos de água por dia… Não, isso não é saudável e nem correto! Por mais que os padrões venham sendo mais abrangentes nos últimos tempos, anda existe a “padronização” de modelo fashion é modelo magro… Mas galera, existe diferença entre modelo margo e modelo doente. E tem mais, bora respeitar o bio tipo de cada corpo né! Se seu biotipo não se encaixa no fashion, não se mate de dieta só pra entrar nesse perfil, dê preferencia para o perfil comercial, por exemplo… 
3. Modelos novos (new face) nem sempre recebe cachê pelos trabalhos. As vezes para criar porrifólio para um modelo novo, as agências encontram trabalhos sem cachês ou pargos por permuta… Já em outros casos, o modelo tem um débito com a agência por custo de material, multas ou qualquer outros gastos acordados e usam os cachês para repor esses valores (obviamente que tudo isso é acordado e consentido com o modelo previamente).

4. Os jobs não são sempre o puro creme do glamour. Os trabalhos nem sempre são tão glamorosos quanto as fotos  retratam, na verdade, raramente são kkkk. Muitas vezes há muito mais acontecendo por trás de uma sessão de fotos do que a imagem final apresenta. O modelo pode ter que trabalhar em um dia muito frio ou quente vestindo completamente o tipo errado de roupas para a temporada, os trabalhos levam horas e às vezes até dias para serem concluídos, podem haver teve 100 mudanças de roupas para o mesmo photoshoot em um mesmo dia,ou ainda as poses podem ser em posições desconfortáveis para obter o click perfeito.

5. As peças de luxo não vão pra casa com os modelos. Apesar de começar a usar as roupas mais bonitas, caras e glamourosas, as modelos infelizmente não conseguem manter as roupas. Às vezes você pode ter sorte de ganhar alguma peça depois do trabalho, mas, em geral, isso não acontece, afinal você já está sendo pago pelo job que está fazendo, não faz muito sentido dar as peças pro modelo.

6. Modelo não trabalha todo dia. A maioria das pessoas acredita que os modelos só têm photoshoots e desfiles todos os dias, enquanto  muitos modelos (a não ser raras acessões  como as  supermodelos) acham difícil conseguir reservas de jobs regulares. Muitas vezes pode haver períodos de tempo com nada além de castings antes do início do trabalho. 

7. O que modelo mais faz é esperar. Não só para esperar (às vezes por horar) para fazer um teste, mas também durante os photoshootings e desfiles. Já se imagine  esperando para fazer ou fazendo o cabelo e maquiagem, aguardando a montagem do fotógrafo, esperando para recuperar suas fotos, esperando que os desfiles da pista iniciem, etc. 

8. Existem picarestas até no mundo da moda. Quantas vezes ouvi relatos de modelos que fecham trabalhos por fora da agência e quando chegam lá as fotos são de nudez ou algo completamente diferente do acordado, ou ainda de modelos que caem em contos de carreiras fantásticas por agências picaretas que só querem vender fotos… Como em todas as outras profissões, existe muita gente mau-caráter no mundo da moda e é preciso ficar de olho.

9. Não existe biotipo único ou idade limite para ser modelo. Um equívoco comum pensar que precisa ser jovem, alto e magro para modelar, no entanto, isso não é totalmente verdade. No perfil de modelo fashion existe sim a preferência por modelos acima de 1,75, jovens e magros, mas esse não é o único perfil que temos no mercado, existe espaço sim para modelos de outros formatos e tamanhos: modelos comerciais, modelos maduros, modelos plus size, e por aí vai…

10. Nem todo modelo vai virar um super-modelo. Assim como nem doto jogador de futebol ficará rico e será o próximo Neymar, como nem toda atriz pode entrar para a novela malhação e, nem todo arquiteto será Oscar Niemeyer. E tudo bem, cada um tem seu caminho e sua carreira! Obviamente que você pode sim alcançar o sucesso e deve trabalhar bastante e ser otimista, mas uma boa dose de realismo e pé no chão são imprescindíveis!

Me diz aí nos comentários o que você já teve de experiência bizarra na carreira de modelo que virou lição nessa vida de modelete e, já deixa seu like…  
É isso, acredito que o recado ficou bacana e foi dado.

Heeeeeeeey, já ia me esquecendo!
Aqui vai uma SUUUPER DICA para você economizar em suas compras: cashback Méliuz!!! Você vai receber uma parte de dinheiro de volta nas compras feitas. É muuuuito mara! 

CLIQUE na imagem abaixo e receba R$5 por ser indicação da Jessie.
Beijos e até!


Jessica Lupiao

Produtora de moda e designer, assessoria para marcas e varejo de moda, palpiteira fashion e magra de ruim!