PORQUÊ NÃO CONSIGO TRABALHOS COMO MODELO? (PARTE 1)

seguir a carreira de modelo não é fácil, não tem como fugir de rejeições, você vai ouvir muitos “nãos”.



O que separa modelos profissionais bem preparados para carreira dos não tão bem preparados e amadores é como lidar com a rejeição e com o NÃO.  Ouvir um “não” do produtor, do cliente, do booker ou até mesmo do fotógrafo quando você não for o escolhido para um trabalho pode ser dolorido e devastador – ou pior ainda, quando sua aceitação está tão baixa que os clientes nem para fazer testes te escolhem. Você pode responder a essas rejeições com tristeza e desanimo na carreira – pode ficar amargurado, bravo e reclamar sobre isso, mas nenhuma dessas opções te ajudará a pegar o job da próxima vez ou ser indicado/escolhido para mais testes.

- O que fazer então tia Jessie?

Muito simples meu amado modelete,  primeiro entenda o que está segurando sua carreira:  É sua aparência que anda mal cuidada ou fora do que os clientes andam procurando? É sua timidez e falta de carisma? É a falta de experiencia por ser modelo new face? É seu book que está desatualizado ou portfólio com poucos /nenhum trabalho feito? É seu booker que te colocou na geladeira por conta das mancadas que você deu nos últimos testes e trabalhos? É você que parece um bebezão mimado e acha que a agência e os bookers tem que ficar te paparicando e te ligando sempre para dar um up na sua careira?

Segundo, mude o que está segurando sua carreira: Cuide da sua aparência, afinal ninguém quer CABIDE DE LUXO desleixado – converse com seu booker e veja o que ele acha que você deve mudar, pode ser o peso, pode ser a cor/corte do cabelo, pode até ser pele cheia de espinha e manchas. Se você anda tímido e sem carisma, vai já trabalhar nisso com exercícios aqui no meu blog, vídeos no youtube ou até mesmo um curso de teatro. Se o problema e experiencia, converse com seu booker sobre fazer uns jobs sem cachê, de permuta para melhorar isso. Aproveite melhore seu book, adicione fotos de trabalhos e seus certificados de curso de modelo, teatro, etc. Se você está na geladeira, converse com seu booker para saber o motivo, peça desculpas e cumpra a punição sem reclamar. Se você é um bebezão, modelete chato, tá na hora de tomar um semancol, né?

Terceiro, modelo bem preparado e bem informado é modelo que tem mais chances: Esteja sempre praticando passarela,  poses para sessão fotográfica, textos aleatórios para interpretação e comerciais, postura corporal, postura profissional, como andar de salto fino 15 cm, etc... Ah, e se mantenha bem informada sobre sua agência e sobre o mercado de moda da sua região e do país (no mínimo) – entre em contato com o booker periodicamente (seja amigável, divertido, interessado e respeitoso ao falar com seus bookes), siga a agência nas redes sociais para ficar ainda mais por dentro, siga o blog Desacomoda para ter ainda mais dicas sobre a carreira e o mundo da moda.
EXEMPLO: FAÇA UM CURSO COM MENOS DE 20 REAIS E ARRASE!
UDEMY - https://apyoth.com/click/5d3f661ba035942d803f15dc/146667/233622/


Quarto,  inspire-se em casos de sucesso: até mesmo Kate Moss, que agora é uma supermodelo icônica, era frequentemente contada não porque era "muito pequena" para ser modelo! E a supermodelo Gisele Bundchen foi recusada por muitas agências no começo da carreira e agora é uma das modelos mais bem pagas de todos os tempos!

Com muito trabalho, dedicação, suor, determinação e tempo, o “não” vai se transformar em “sim”. Isso acontecerá muito mais rápido se você aprender como transformar a rejeição em lições para sua carreira de modelo!

E isso! 
Rolou alguma dúvida? Então deixa ai nos comentários, me manda um e-mail ou mensagem nas redes sociais...
Beijos e até :)


Jessica Lupiao

Produtora de moda e designer, assessoria para marcas e varejo de moda, palpiteira fashion e magra de ruim!